Um leitor de ebooks econômico

Em 2005 comprei um palm top da Sony modelo Cliè NX73. O meu objetivo era basicamente ler ebooks e ouvir mp3, apesar desse modelo de PDA ter muitos outros recursos.

Cheguei a ler vários ebooks, incluindo o “Código Da Vinci”(um best-seller da época), nesse pequeno computador de mão. Mas o que mais me incomodava era o excesso de luminosidade que me cansava a vista e não permitia um tempo maior de leitura contínua. O visor desse modelo é colorido e emite uma luz bastante forte, principalmente em ambientes fechados. Isso acaba cansando a visão durante uma leitura mais longa.

Comecei a pesquisar preços e modelos de PDAs com monitor monocromático. Um belo dia fazendo uma busca no MercadoLivre acabei encontrando o Palm IIIxe. Depois de entrar em contato com o vendedor acabei adquirindo-o ao preço de R$ 120,00. Uma pechincha na época. Para se ter uma idéia eu havia comprado o Sony Clié por R$ 600,00.

As vantagens que encontrei no bom e velho Palm IIIxe:

* Utiliza 02 pilhas tamanho AAA (palito).
Os modelos que já saíram de linha e utilizam bateria tem a desvantagem de quando a mesma se esgota fica dificílimo encontrá-las à venda, muitas vezes praticamente impossível. No meu caso, para evitar de ficar comprando pilhas alcalinas e também para economizar, acabei comprando 04 pilhas AAA recarregáveis (NiCad) + 01 carregador. O segredo é manter sempre 02 pilhas carregadas para substituição, caso seja necessário. Assim nunca fico esperando as pilhas carregarem para poder ler meus ebooks. Foi uma ótima solução que encontrei.

* Não cansa a vista.
Pelo fato do visor ser monocromático é luz refletida e não emitida. Para se ter uma idéia é como se fosse o display de um relógio digital, ou seja, não emite luz. Aliás esse é o principal problema dos monitores LCD e CRT. Por isso tanta gente se queixa de que não consegue ler ebooks na tela do computador. O mesmo ocorre com a maioria dos modelos de palm tops e celulares.

* Dá para ler em qualquer lugar
Por ser portátil posso levá-lo para qualquer lugar: filas de banco, salas de espera em consultórios, etc. Carrego uma biblioteca virtual comigo, incluindo a Bíblia inteirinha. Posso ler deitado confortavelmente na minha rede na varanda do apê, com o palm na mão e um bom suco ou refrigerante do lado; ou mesmo na cama antes de dormir. O palm por ser leve possibilita que se leia até de cabeça para baixo. Por ter backlight pode-se ler até mesmo no escuro!

* Sincroniza com o Kubuntu
Sincroniza pela porta serial com o cradle (carregador/sincronizador que veio com ele). Como agora estou utilizando somente o notebook que só tem entrada USB, comprei um cabo adaptador (serial X USB) e sincronizou fácil. Uso o KPilot no meu Kubuntu 8.04 para fazer a sincronização.

Antes que me perguntem: esse modelo de palm possui 8 mb de memória e não aceita cartão de expansão. Mas é só isso? Você poderá se perguntar. Bom, para se ter uma idéia os ebooks que possuo tem em média apenas 400 kb. Portanto, teoricamente é possivel carregar uns 20 livros, o que é bastante razoável.

Onde comprar

Agora conhecendo um pouco melhor o Palm IIIxe talvez você queira saber onde poderia adquirir um. Bem, só posso falar da minha própria experiência. Se você não encontrar alguém que lhe venda pessoalmente pode procurar no site do MercadoLivre (www.mercadolivre.com.br). Mas cuidado de quem compra, pois nem todos os vendedores de lá são honestos. Uma maneira de evitar problemas é verificando a pontuação do vendedor. Quanto maior a pontuação, supostamente será maior a credibilidade. Aconselho também a, sempre que possível, utilizar o MercadoPago, que é um serviço do próprio MercadoLivre. Você paga uma pequena taxa a mais, mas em compensação o dinheiro só é liberado para o vendedor depois que você recebe o produto. Depois que passei a utilizar esse sistema nunca mais tive problemas com vendedores desonestos. A propósito, isso só me aconteceu uma única vez quando quis comprar um processador para um pc e caí na besteira de enviar o dinheiro antes. Esqueci de levar em consideração a pontuação do vendedor, que era baixíssima. Tratava-se de um golpista. Acabei ficando com o prejuízo.

Quero deixar bem claro que não recebo comissão nenhuma do MercadoLivre para fazer propaganda. Fiquem à vontade para, se quiserem adquiri-lo, comprar aonde acharem melhor. Apenas fiz uma sugestão que pode ser útil para algumas pessoas.

Software para ler ebooks

Caso já tenha um palm (qualquer modelo) ou esteja pensando em adquirir um, deixo aqui alguns sugestões de software para ler ebooks.

Os melhores programas para ler ebooks, na minha humilde opinião, são:

DeepReader (pago)
http://www.rzanerutledge.com/deepreader/

Screenshot do DeepReaderScreenshot do DeepReader


PalmFiction
(gratuito)
http://sourceforge.net/projects/palmfiction/

Screenshot do PalmFiction

Screenshot do PalmFiction

Com esses 2 programinhas vc pode mudar o tamanho e o tipo das letras, justificar o texto, etc, etc, etc…

Para saber mais:

Reutilizando dispositivos móveis usados como leitores de ebooks:
http://www.maiscommenos.net/blog/?p=615

Ajuda (FAQ’s) genéricas sobre os e-books:
http://www.centroatlantico.pt/titulos/faqs/e-books.php3

FAQ e Dicas de PALM (Software, config´s e HOW-TO´s):
http://www.guiadohardware.net/comunidade/palm-faq/162235/

Bom, vou ficando por aqui.
Uma abraço e boa sorte!

Benneh Carvalho
https://sempirataria.wordpress.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: