Instalando o wi-fi (Realtek 8187b) no Big Linux

Instalar o driver para a placa wi-fi modelo Realtek 8187b no Big Linux 4.2 não tem mistério. Neste artigo descrevo o procedimento que realizei para fazê-lo funcionar em um notebook Acteon ACT-M5. A instalação é realmente muito fácil. Basta seguir as instruções.

Vamos nessa, então!

1. Desabilite o wi-fi usando as hotkeys. No meu caso: Fn + F10. No notebook, o led (a “luzinha”) que indica o uso do wi-fi deve ficar apagado.

2. Baixe os drivers realtek 8187 do site da Realtek (www.realtek.com.tw) ou simplesmente digite a partir do terminal:
wget ftp://202.65.194.212/cn/wlan/RTL8187B_driver_only.zip

Caso não consiga baixar o driver desse link, procure no Google por:

RTL8187B_driver_only.zip

3. Após baixar o driver, extraia o arquivo zipado. Observe que esse arquivo contém drivers para várias versões do Windows: 2000, 98, ME, XP, etc. Você vai precisar somente da versão para Windows 98. Os outros você pode deletar, se quiser.

4. Vá no MenuK -> Sistema -> Big Configurador -> Internet e Rede -> Configurar Wireless -> Clique na aba “ndiswrapper” e, em seguida, clique em “Ativar placa  usando o ndiswrapper”. Vai abrir uma janela “Pergunta – KDialog”. Clique em “Sim”. Será então aberta a janela “Informação – KDialog” e você deve clicar em “OK”. Logo a seguir selecione o arquivo “net8187b.inf” dentro da pasta aonde você descompactou o driver. Aguarde até o driver ser instalado no sistema.

5. Ao abrir a janela “Informação – KDialog” clique em “OK”.

6. Feche a janela “Conexão Wireless”.

7. Habilite o wi-fi (se o mesmo ainda não estiver habilitado) usando as mesmas teclas hotkeys do passo 1. No meu caso: Fn + F10. No notebook, o led (a “luzinha”) que indica o uso do wi-fi deve acender.

8. Vá na barra de tarefas e clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Network-Manager (seu ícone se assemelha a um plug de rede e fica próximo ao ícone do alto-falante). Vai abrir então uma janela e você deve clicar em “Editar conexões”. Clique na aba “Sem fio” e, em seguida, no botão “Adicionar”. No campo “nome da conexão” deixe como está ou coloque um nome qualquer a seu critério. Clique na aba “Segurança sem fio” e, se o roteador tiver senha, selecione o tipo de criptografia e digite a senha no campo apropriado. Se o roteador não tiver senha deixe como “Nenhuma”. Clique na aba “IPv4” e deixe como “Automático (DHCP)” ou selecione outra opção de acordo com a configuração do roteador.

9. E finalmente, ainda na mesma janela, clique em “OK”. Caso tudo esteja correto a conexão será realizada imediatamente e você já pode começar a navegar pela net.

Um abraço e boa sorte!

Benneh Carvalho
sempirataria.wordpress.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: